terça-feira, 9 de abril de 2013

Vivendo em um mundo cada vez menor


Quando observamos a velocidade com que as noticias se propagam no mundo, temos a impressão que vivemos em um minusculo planeta, isso se da por conta da grande evolução que se deu nos meios de comunicação que faz com que um fato ocorrido em um ponto qualquer do planeta, dependendo de sua relevância, torne se noticia no mundo inteiro.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Internet discada



As antigas placas de fax-modem ficaram em desuso devido à popularização da banda larga e da internet 3G. Durante muito tempo o acesso à internet foi possível graças a esse serviço oferecido pelas operadoras de telefonia. Em muitos locais, onde o serviço de banda larga não está disponível, a internet discada ainda é o único meio de acesso a rede mundial de computadores.

terça-feira, 2 de abril de 2013

A nova tendência na comunicação: Aplicativos “gratuitos”.




As operadoras de telefonia estão de olho no lucrativo mercado dos aplicativos gratuitos que concedem para seus usuários, durante um determinado período, serviços de troca de mensagens através da internet. Essa nova tendência, está diminuindo o uso dos tradicionais recursos de voz e torpedos SMS. Além do WhatsApp, o Skype também oferece serviços de mensagens de texto, voz e multimídia através de dados, porém cobra uma pequena taxa de utilização, e muda a forma de usar a telefonia. Antes do surgimento desses aplicativos, as telefônicas lucravam bastante com as altas tarifações pagas para a realização de chamadas, ou, o envio de torpedos. Com a popularidade desses aplicativos, que prometem baratear custos, os atuais lucros das companhias de serviço de voz e SMS estão ameaçados.
Com a modernização dos celulares, foi possível abrir espaço para criar novos aplicativos de comunicação.
 
O Skype é um aplicativo que permite realizar chamadas por um preço bem mais baixo que o valor de mercado cobrado pelas operadoras de telefonia.

 O fenômeno WhatsApp.

 WhatsApp é um programa de mensagens instantâneas gratuitas que virou mania entre usuários de celulares.  Este programa funciona em aparelhos iPhone, BlackBerry, Android, Windows Phone, e Nokia. O usuário baixa o programa e utiliza o serviço durante um ano sem pagar nada, logo após esse período de experimentação grátis o usuário precisa renovar a assinatura para continuar a utilizar o serviço gratuitamente. Pelo whatsapp é possível criar salas de bate-papos ou comunidades para trocar ideias, fazer novos amigos, trocar fotos, entre outras utilidades. Para saber mais sobre o aplicativo basta acessar: http://www.whatsapp.com/


O aplicativo WhatsApp permite acesso gratuito para envio de mensagens.
 
A utilização da internet como forma padrão de comunicação é um caminho sem volta. As empresas de telefonia já começaram a adotar outra estratégia para não perder essa guerra: Lucrar com o crescimento do serviço de dados. Segundo a GSMA, associação mundial que reúne 800 operadoras de 220 países, em cinco anos, a receita das telefônicas via serviço de dados será de US$ 559 bilhões, enquanto o de serviço de voz, US$ 547 bilhões.

 

sábado, 30 de março de 2013

TV Digital Terrestre e Via Satélite



A TV digital terrestre é um tipo de transmissão que permite o telespectador ter no seu aparelho de televisão imagens e sons com qualidade superior ao de um aparelho de DVD, nos televisores convencionais é necessário ter um conversor de sinais. Esse tipo de tecnologia ao poucos vai chegando ao lar dos brasileiros e melhorando a qualidade de transmissão do sinal das emissoras afiliadas a redes nacionais do Brasil.
 
Conversor digital Terrestre.
A televisão digital terrestre começou a valer no país entre 2006 e 2007, nesse período houve inúmeras dúvidas sobre qual padrão a adotar para a transmissão. A transmissão pioneira de sinal digital de televisão terrestre ocorreu em São Paulo com a presença do ex-presidente Lula. O padrão de transmissão adotado no Brasil é o ISDB-TB, um aperfeiçoamento do padrão japonês ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial) que foi desenvolvido nas universidades de pesquisas aqui no Brasil. O padrão ISDB-T foi o escolhido por permitir maior mobilidade e portabilidade sem custos adicionais para os consumidores.
Celular com TV Digital Terrestre.
O padrão ISDB-TB adotado pelo Brasil fornece imagens de alta definição, transmissão com programação variada com qualidade superior a de uma televisão analógica. O processo de digitalização ainda chega a passos lentos em algumas regiões brasileiras devido ao seu alto custo de implantação. Por esse motivo o cronograma de substituição das transmissões analógicas pela digital começa primeiro nos locais de maior urbanização, onde as emissoras tem maior capital para investir em equipamentos novos e de melhor qualidade.


A digitalização dos canais abertos brasileiros transmitidos por satélite.

  Esse é um tipo de padronização pouco comentado pelos meios de comunicação. Em quanto a TV digital terrestre ainda não está disponível em todo território nacional a alternativa de muitos brasileiros está na transmissão gratuita de informação e entretenimento por satélite, através dos canais abertos captados por antenas parabólicas. A digitalização de canais com transmissão analógica via satélite começou bem mais cedo que as transmissões digitais terrestres. O padrão adotado nas transmissões digitais via satélite é o europeu DVB-S (Digital Video Broadcasting Satellite). O padrão inicial das transmissões por satélite em DVB-S é o mpeg-2, com o aparecimento da tecnologia de alta definição muitas emissoras estão adotando o padrão DVB-S2 nos formatos mpeg-2, mepg-4 e HD, é o fim dos problemáticos chuviscos e interferências presenciadas por telespectadores no formato de transmissão analógico por satélite

Equipamentos utilizados na recepção de tv aberta via satélite no formato digital DVB-S 1 e 2. A mini-antena à direita é usada em recepção de canais abertos estrangeiros, onde determinados países transmitem sua programação televisiva em comprimentos de ondas menores, porém esse tipo de antena também é utilizado por empresas legalizadas que oferecem serviço de tv por assinatura.
   Nem todo canal aberto transmitido no formato convencional está disponível em formato digital nas recepções por antena parabólica, a rede globo é a única emissora brasileira que não disponibiliza seu sinal digital via satélite de forma livre, todos os seus sinais digitais por satélite são codificados, seu sinal está disponível apenas para usuários que porventura utilizar o receptor de seu projeto de implantação da TV Digital Rural nas áreas onde não há cobertura de sinal digital, ou convencional, terrestre das suas afiliadas:- um verdadeiro problema para usuários comuns que dificilmente conseguem utilizar o sistema proposto por esse projeto, pois o telespectador que deseja ter o sinal digital por satélite de emissora necessita de um aparelho específico para o desbloqueio do sinal via GPS, às demais emissoras brasileiras já possuem sinal digital via satélite disponível, em formato digital SD e em HD, as outras estão em fase de implantação do sistema de transmissão.
Imagem REDETV! HD sinal disponível no satélite Star One C2.

Imagem Band HD sinal disponível no satélite Star One C2.
Imagem RECORD HD sinal disponível no satélite Star One C2.
Imagem TV CULTURA HD sinal disponível no satélite Brasilsat B4.

Vale ressaltar que muitos usuários leigos na recepção por antena parabólica confundem TV digital aberta por satélite com TV por assinatura, apesar das duas utilizar o mesmo padrão de transmissão, o DVB-S, o sistema de tv por assinatura transmite em comprimentos de ondas menores e seu sinal é criptografado, é necessário pagar pelo serviço para obter os canais fechados e os abertos inclusos nos pacotes de assinatura. Algumas empresas de tv por assinatura estão adotando o termo "livre" e "grátis" para se referir aos canais abertos disponíveis nos seus respectivos satélites de transmissão, porém é necessário ter um equipamento exclusivo. Além de ser um equipamento com um custo um pouco elevado, a quantidade de canais disponível é limitada e a qualidade da imagem nem sempre tem a mesma fidelidade. 

 Nos canais digitais abertos, a transmissão utiliza comprimentos de ondas maiores e para obter uma boa recepção é necessário ter parábolas com o diâmetro a partir de 1.70 metros para antenas de telas e 1.50 metros para antenas de chapas galvanizadas, a baixo desses padrões o sinal torna-se instavél com quadriculações ou ausência de sinal. Esse tipo de transmissão aberta está disponível para quem possuir um receptor digital específico, de qualquer marca ou modelo, para recepção de canais abertos via satélite. O receptor de sinais convencionais não capta os sinais digitais, para captar os sinais digitais em alta definição é necessário um receptor que suporte o formato DVB-S2, somente os aparelhos híbridos conseguem captar os três tipos de formato de transmissão aberta por satélite. O sinal aberto na transmissão digital via satélite é chamado de FTA (Free To Air – Grátis pelo Ar). Há diversas marcas de receptores digitais para tv aberta disponível no mercado brasileiro, nos mais variados preços e com funções extras:  gravar programas, visualizar imagens entre outras.
 
Receptores Híbridos: São aparelhos com a capacidade de captar sinais abertos via satélite nos formatos analógico, digital SD e digital em alta definição (HD).

As máquinas de datilografia.



As máquinas de escrever são coisas do passado, porém essas máquinas compostas por instrumentos mecânicos possibilitaram o avanço da informação ao permitir a escrita em forma de textos impressos a larga escala. Para utilizar a máquina de escrever era necessário ter um curso de datilografia, pois era um requisito essencial ter conhecimento sobre o funcionamento e a maneira correta de utilizar as teclas para que estas não travassem e para diminuir os erros durante a digitação.
Máquina de escrever mecânica.

O projeto de um primeiro dispositivo de máquina mecânica é atribuído a Henri Mill no ano de 1714. Em 1808 o teclado foi criado pelo italiano Pellegrino Turri, logo após o norte americano Carlos Thuber aperfeiçoou o teclado da máquina de escrever. Outras personalidades também contribuíram de forma significativa para o aperfeiçoamento dela: Burth, Jenkins e o francês Pogrin. As primeiras máquinas de datilografia permitiam apenas caracteres maiúsculos. Brooks criou um mecanismo capaz de imprimir em maiúsculo e minúsculo. Esses aparelhos mecânicos são os precursores dos atuais teclados de computador e alguns padrões de teclados ainda seguem a mesma ordem das teclas das velhas máquinas de datilografia.  Em maio de 1957, foi apresentada na Feira de Equipamentos de Escritório em Hannover, a primeira máquina de escrita elétrica, essa inovação tecnológica permitiu trabalhar de forma mais ágil.

Máquina de escrever elétrica.


           Mesmo após o declínio das máquinas de escrever, seu desuso e substituição pelos equipamentos informáticos, uma empresa na Índia ainda fabricava modelos de máquinas não elétricas, a Godrej and Boyce na cidade de Bombaim. Em 2011 ela fechou as portas depois de ter vendido 1000 peças até o final do mesmo ano. Em todo esse processo, as máquinas de escrever possibilitaram o desenvolvimento mais arrojado de componentes baseados em sua estrutura rudimentar.

Os atuais equipamentos informáticos ainda contêm algumas estruturas semelhantes às antigas máquinas de datilografia.

Fonte adaptada de: